Páginas

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A democracia das assembleias estudantis

No post acerca da greve dos estudantes, questionei sobre o fato dessa decisão ter sido deliberada numa assembleia que costuma contar com a presença de menos de 10% da comunidade discente. Como esperado, o conteúdo do post foi rebatido com um argumento bastante comum:

"Já que a maioria não concorda com a greve, porque não foram na Assembléia votar contra? Falar que não quer é muito fácil, agora levantar as bundinhas da cadeira e ir lutar pelo que pensa (seja contra ou a favor da greve) ninguém quer né."

nada a ver isso aí.
Pois bem, prezado Anônimo, deixe-me discorrer a respeito das assembleias e ao final desse post, espero ter respondido essa questão. Por que as pessoas não frequentam as assembleias pra votar contra? De fato, não temos visto muita participação estudantil nas reuniões organizadas, seja pelo DCE, seja pelos CA's. Por que temos acompanhado esse aparente desinteresse de nossos colegas discentes nas questões políticas? Significa que somos todos apolíticos, desinteressados, apáticos, marionetes manipulados pela Veja e pela Globo, pequenos capitalistas alienados e burgueses, imersos na lógica individualista e neoliberal, perversa e desumanizadora?
Deixe-me pensar... não.
Nenhum dos adjetivos usados tantas vezes pelos movimentos esquerdistas pra caracterizar/depreciar/ofender aqueles que discordam veementemente de seu ponto de vista explica a falta de adesão dos colegas aos grupos reunidos para a tomada de decisões importantes em nossa vida acadêmica. Existem, na realidade, outros fatores responsáveis por essas ausências tão grandes.
O primeiro é, obviamente, a falta de tempo que tanto nos aflige. É claro que, se muitas vezes temos dificuldade pra marcar uma reposição de aula por falta de um horário em comum para quarenta alunos, é impossível encontrar uma data que possibilite a presença de todos. Acredito que os estudantes do período noturno, que muitas vezes trabalham durante o dia, são os mais prejudicados pelo fato de não poderem comparecer nos horários marcados com mais frequência (17:30). Devido a isso, esses estudantes são impossibilitados de dar suas opiniões em assembleia. Aí, pergunto para os organizadores: Isso é justo com esses estudantes? Não seria o caso de pensar em outra estratégia, além de uma assembleia única e definitiva, para que esses alunos também tenham seu direito de escolha garantido?
O segundo motivo diz respeito especificamente ao desinteresse dos alunos em relação as assembleias. Afinal de contas, se pelo que vemos, a maioria dos estudantes da UEM tem posicionamento político e ideológico contrário ao dos membros do nosso Diretório Central dos Estudantes, por que esses não se manifestam? Aliás, por que escolheram como representantes um grupo que representa uma minoria no corpo discente? Boa pergunta, não?
Vale lembrar que, não sei por que razão, as eleições estudantis na UEM não consideram o total de votos sobre o total de alunos. Por isso, a Movimente-se se reelegeu no ano passado com 68% dos votos válidos. No entanto, esse total de votos válidos corresponde a quantos por cento sobre o total de estudantes? 10%? 5%? 1%? Por que tanta abstenção tem ocorrido nas eleições para o DCE? Porque somos completos alienados políticos? Me arrisco a dizer que simplesmente a maioria não vota porque não encontra uma chapa com um mínimo de afinidade ideológica e prefere não ser representada por nada.
No entanto, o significado dessas abstenções monstruosas é totalmente ignorado e somos obrigados a ver um grupo de pessoas ser eleito como nossos representantes. Ao abrirmos mão do nosso direito de escolha, já que não encontramos representantes decentes, damos espaço para que a minoria esquerdista e barulhenta se torne maioria e eleja os seus "camaradas" pra fazerem o que acham correto. Mas aqui, explicito o que todo mundo já sabe: A Movimente-se UEM NÃO NOS REPRESENTA. A maioria da comunidade acadêmica não reconhece a representação de vocês e visivelmente discorda de suas pautas. Acho, na minha humilde opinião, que vocês deviam reconhecer isso, tomar vergonha na cara e parar de tomar decisões entre os seus 1% pelo resto da comunidade acadêmica, se achando nesse direito só porque ninguém mais comparece nas reuniões. Seria bem mais digno.
No blog da chapa, eles se definem como um grupo heterogêneo (apesar de não conterem ninguém de direita na sua formação), e nos convidam a conhecê-los melhor, dando uma passadinha no bloco 6. Tentam soar simpáticos e convidativos, como o fazem nas chamadas para todas as assembleias, afirmando serem um espaço aberto para a exposição e debate de TODA opinião, seja ela contra ou a favor ao posicionamento do grupo. Aí é que está o grande ponto, o grande truque. Se você for corajoso, vá até uma assembleia organizada pelo DCE e veja com os seus próprios olhos como funcionam as armadilhas que eles preparam para os falantes da oposição. Os convites são feitos, a postura amigável é mantida aos olhos de todos, e dá-se o espaço de palavra para quem quiser falar, de fato. No entanto, qualquer opinião contrária aos ideais esquerdistas/populares/coletivos/"críticos" logo será rebatida, usando algum dos argumentos de sempre. De maneira sutil, tentam fazer com que a opinião divergente soe vinda de uma pessoa despreparada, alienada e ingênua. Reconheço o quanto o pessoal da chapa é eloquente e convincente, usando e abusando de clichês, discursos inflamados e apelações nas suas falas, dissimulando questionamentos feitos de forma que ninguém percebe; caprichando na hora de tentar nos convencer de que somos culpados por fazermos parte da classe média e frequentarmos uma universidade pública. Eles usam de assuntos que mobilizam nosso psicológico e nos pressionam, fazendo com que nos sintamos insensatos e tolos, com as nossas opiniões "manipuladas pelo capital". Faz com que nos percebamos fracos e sem apoio falando perante eles, e é dessa forma que as opiniões divergentes trazidas às assembleias da Movimente-se são sufocadas, e seus falantes, totalmente desestimulados a retornar. Não há diálogo, no sentido da dialética. Nada de novo se constrói numa discussão dessas, somente a ideia de que quem não pensa como eles, na lógica de Marx, não tem quase nada a acrescentar. Responda-me agora, sr. Anônimo: Qual o estímulo que temos para ir num espaço de debate desses?
A Movimente-se, que tanto tenta nos convencer que somos culpados e "individualistas pequeno-burgueses", é que é realmente egoísta. Sentem-se melhores do que o resto da comunidade discente, bons o suficiente pra acreditar que a democracia equivale aos votos dos 1% de seus membros e simpatizantes, e que têm mais poder de discernimento do que nós, para decidir as pautas importantes para os alunos. Como foi citado num comentário do blog: ao invés de discutir a realização de atividades que abranjam o interesse de todos, eventos esportivos e de lazer para os acadêmicos, realização de cursos de extensão e outros, a chapa se atém frequentemente a discussão de assuntos e causas que não representam a comunidade discente como um todo (MST, Pinheirinho, incineração do lixo, liberdade na Palestina...). Comportam-se não como nossos representantes perante a UEM, mas como um grupo que se julga melhor do que nós, alienados e imersos no sistema, e por isso têm o direito de escolher aquilo que lhes parece mais sensato.
Movimente-se UEM... você não representa ninguém.

por Thessaly

17 comentários:

  1. Mas você não disse tudo. O que mais me choca é que eles parecem sentir-se livres pra tomar toda e qualquer decisão. Por exemplo, eles podem simplesmente decidir que não haverá mais aulas? Ah, é? Pode? Se uma assembleia, com cem por cento de participação, resolve pela maioria de, digamos, setenta e cinco por cento, eles podem decidir que os outros vinte e cinco por cento não poderão assistir aula? Pode? Pois eu acho que não. Tem decisões que são razoáveis serem tomadas pela maioria, mas há outras que não. Poxa, não somos manada, não somos bichos, acho que cada pessoa sempre se reserva e quer um espaço pra fazer o que bem entende. E vale clássica regra: sou livre até onde não interfiro na liberdade do outro. Ué, quem quer apoiar a greve dos funcionários, fique em casa, nada contra. Se uma assembleia decidir pela real maioria que quem vestir branco às quarta-feiras deverá ser enforcado, e os que beberem suco de uva na segunda-feira perderão todos os seus bens, é razoável decidir isso por todos? Se uma assembleia decide, pela enorme maioria, que todos deverão usar topete com gel, é aceitável que quem discordou seja obrigado a usar topete. Porque nem tudo é objeto de deliberação política. Aliás, a maioria das pessoas não faz a menor ideia do que quer: como é que elas vão decidir democraticamente? Simplesmente acho que a DCE deveria ter objeto definido, e a greve de estudante, nome honroso para suspensão de aulas, não seria uma delas.

    ResponderExcluir
  2. É que nem quando o governo toma aquelas medidas absurdas e revoltantes, quando parece que um alien de revolta se contorce no nosso peito, e daí você vai reclamar e eles respondem: "ah, quem mandou eleger a gente? nós é eleita, agora nós é a Estada, agora nós pode tuda, nós vai passar as estradas aqui, implodir a creche, implodir o viaduto e construir uma departamenta da pesca no lugar". A DCE só está reproduzindo o que na vida política já acontece. Eles que são tão revolucionários...

    Mas nem quero dar uma de suíça neutra aqui, não. Eu sei que Movimente-se é uma das chapas mais pestilentas que já passaram pela DCE. Todo mundo que toma banho sabe realmente o que são.

    ResponderExcluir
  3. A DCE tão democrática deveria abrir uma urna, cada um coloca o RA e o voto de "sim" ou "não" pra ter essa idiotice de greve estudantil e deixar lá durante uma semana no mínimo. Assim o pessoal que tem pouco tempo não o perde nessas porcarias de assembléia do qual eles começam a manipular pra dar o resultado desejado. Hoje com a assembléia com o CTC, a grande maioria presente não queria a greve dos estudantes, em nenhum momento eles pediram votação para quem queria ou não ter greve, mesmo com um cara pedindo toda hora pra haver essa votação. Acabou que os malandros pediram votação pra quem apoiaria a greve estudantil e aqueles que aderiram, só apoiar e não necessariamente aderir. Ou seja, perante uma população estudantil contra o propósito dos "espertinhos" da DCE, estes da DCE começam a se esquivar e deixar o diálogo confuso.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente parabéns a quem escreveu o texto pq ele reflete a indignação que estou sentindo. Quem o DCE e alguns alunos comandados por eles de esquerda pensam que são para definiram se podemos ou não ir a aula? Para mim isto já virou uma maneira de conseguir voto para o Psol, não é mesmo? Não sou contra a greve dos servidores, pelo contrário acredito que eles devam lutar por suas causas, mas sou contra a falta de liberdade de escolha e sou contra pessoas que tentam colocar suas ideias acima de todos, e depois ainda querem se colocar como os melhores falando que os demais são alienados. E agora os esquerdistas ainda deram para brincar de futsabão nos horários de dedicação a greve dos servidores? Não tinha uma maneira mais inteligente de chamar atenção?

    ResponderExcluir
  5. Essa movimente-se ja enxeu o saco.

    ResponderExcluir
  6. O interessante é que depois que eles se elegeram como "REPRESENTANTES" dos Acadêmicos o número de pixações , depredações, transtornos, problemas com funcionários, uso de drogas, sujeira no campus , etc aumentaram consideravelmente ... quem dúvida que foram esses "idiotas úteis" ??? o coitado do dono da LIVRARIA DO CHAIN deveria cessar a venda de livros relacionados a revolução, luta de classes e essas porcarias, Já não consegue mais ficar 3 dias com o muro limpo... ( deveria contratar uns caras pra ficar a paisana e quero ver se vão fazer denovo depois de um sacode) O problema é que esses caras aí que saem fazendo "ARTE" e gostam de sujeira não sabem respeitar o asseio alheio.. Será que os pais desses revoltadinhos com pm, repressão, capitalismo, burguesia não ensinaram respeito mútuo??!?! será que não ensinaram a nao quebrar destruir o que são dos outros? os canalhas nem fazem idéia de que o ambiente que fazem parte são deles mesmo, ainda sim em uma pequena e considerável parte, pois são gatos pingados perto de todos que compartilham o ambiente. e Ai de quem experimentar falar que são eles que estão fazendo isso... comeca a chover retalhação e repressão moral...

    ResponderExcluir
  7. nunca vi um apoiador da reação uem se identificando...tudo anônimo....o negócio é esse! postar e depois fingir ser um bando de anonimo apoiador pra passar a ilusão de legitimidade da reação uem....é essa a impressão que dá....mas se for do seu agrado a minha proposta de debate continua em pé! que maneira melhor pra provar que vcs são tão corretos e preparados do que num debate???

    you talk the talk! do you walk the walk?

    come at me bro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "depois fingir ser um bando de anonimo apoiador pra passar a ilusão de legitimidade da reação uem"

      você realmente acredita que seríamos capazes de fingir ser um bando de anônimo? Desculpa, Vinícius, mas tenho mais o que fazer da vida do que ficar comentando integralmente nesse blog. Talvez você considere essa alternativa válida porque já deve ter feito isso.
      Nenhum de nós assumiu nossa verdadeira identidade (ainda) porque todo mundo sabe o quanto o DCE sabe ser coercitivo. Mas talvez isso não dure muito. Aí poderemos marcar o nosso debate, "bro".

      Thessaly

      Excluir
    2. A gente é anônimo porque a gente tem medo de vocês da Movimente-se pichar a nossa fotinha com aqueles versos cafonas que só vocês sabem fazer hihihi

      Excluir
  8. Acho que todo grupo pode e deve ser criticado.

    Porém se eles são tão horríveis assim, por que vocês não se organizam e fazem uma chapa para as próximas eleições? Já que vocês têm tanta certeza assim que representam a maioria dos estudantes da UEM, e que fariam melhor, é fácil, com certeza vocês serão eleitos e podem arrumar todas as "atrocidades" que os comunistas-comedores-de-criancinha fizeram.

    É fácil, né? Mas mais fácil ainda é continuar falando mal sem fazer nada além disso.

    Bom, não sou anônimo. Meu nome é Rodrigo Trevizan, aluno do PPI, meu e-mail é rodrigo_d_trevizan@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  9. Galera, entendo perfeitamente o que vocês estão dizendo, mas, percebe que, vocês estão reclamando mas não fazem nada além de reclamar? O DCE não representa vocês, então, quem representa? Porque não criaram uma chapa nas eleições? Não tem como reclamar de algo que estão fazendo por vocês se vocês mesmos não fazem nada. Se não estão contentes, na próxima eleição façam uma chapa e divulguem a ideia e posicionamento de vocês. Muito fácil ficar postando em um blog criticando a atual gestão(não sou contra nem a favor do DCE) e ficando só nisso. O DCE só está tomando uma posição porque vocês não tomaram posição alguma. Pelo menos o DCE faz alguma coisa, e vocês, o que estão fazendo?Postando em um blog contra as atitudes tomadas lá? Com todo o respeito, entendo a indignação, mas só considero digno um argumento que não venha apenas com palavras, mas com ação. Se não estão contentes, parem de usar desculpas e façam algo, não somente fazer uma postagem... se vocês não fizerem algo por vocês mesmos, continuarão a serem representados por alguém que faz, vocês concordando ou não com isso. Não estou defendendo nenhuma das posições, só estou dizendo que, na minha opinião, tudo isso é muito incoerente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não criamos uma chapa nas eleições do ano passado porque só conseguimos um pequeno movimento organizado esse ano. Além disso, temos o nosso direito de expressão: podemos fazer um blog pra reclamar de tudo e não necessariamente desejarmos a responsabilidade de se comprometer com uma chapa. Aliás, não acho o seu argumento muito válido: é melhor ter alguém que faça algo que não presta do que alguém que mantém as coisas como está?
      No entanto, temos a pretensão de encontrar interessados e montar uma chapa contra a Movimente-se - o que não depende só de nós. Estamos fazendo o que podemos (não só nesse blog, diga-se de passagem) pra expressar nossa opinião.

      Se alguém ler esse comentário e interessar-se a princípio, mande um e-mail! reacaouem@gmail.com

      Excluir
  10. Sem ironia, só bato palmas para Thessaly.

    ResponderExcluir
  11. Essa gente fica se fazendo de neutra só pra parecer superior.

    E nem todo mundo tem conta pra postar não anonimamente. Aliás, ao contrário do site da Movimente-se, aqui os comentários são abertos. Lá eles não deixam publicar comentário nenhum.

    Concordo com a Thessaly. Eu prefiro ser representado por ninguém do que por alguém que só me faz mal. Não entendo bem a lógica do anônimo. Acho que é assim: se eu não fizer nada, alguém vai se aproveitar da situação. Muito bem, isso é um fato. Mas não é o correto. Fatos são fatos, o que é certo ou errado é outra questão.

    E quem disse que a DCE tem legitimidade pra tomar TODA E QUALQUER decisão por mim? Me diz onde isso está previsto. Trabalhador não pode montar piquete, quanto mais estudante. E acho ótimo que abriram os portões da UEM. Aliás, acho que todo mundo já meio que percebeu que o trabalho dos servidores não é muito importante, já que as aulas continuam a ser ministradas normalmente.

    ResponderExcluir
  12. Ah, é. E é por isso que alguns defendem o voto obrigatório. Porque geralmente é a corja da sociedade que se interessa por política, como a Movimente-se. Também acho que quando não se faz nada, abre-se muito espaço para que pessoas de má índole se aproveitem. Mas nem por isso vamos legitimá-los: isso é burrice.

    A votação para a DCE é uma piada de longa data. Eu não entendo como funciona o processo de escolha. Podia ser mais simples.

    E quem disse que internet não é debate também? Ué... É um espaço como qualquer outro. Políticos não gostam da internet. A China a controla terrivelmente.

    E por que diabos os membros da Movimente-se têm filiação partidária fora da universidade? Isso devia ser proibido.

    Ass: José, o boneco de mão da Movimente-se

    [fazendo voz fininha]: "CONTINUEM O TRABALHO MARAVILHOSOS QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO S2S21111!!!!"

    ResponderExcluir
  13. Este tipo de anonimato é legítimo e legal comparado aos "idiotas úteis" monstrinhos que saem por aí pichando os blocos, residências e comércios e emporcalhando a uem ( sarau, papeis de campanha , adesivinhos de camiseta etc e tal) ..... ..

    ResponderExcluir