Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

As irregularidades da greve estudantil

A maioria dos alunos não quer greve
Todas as enquetes feitas pelo facebook (que tem mais representatividade que qualquer assembleia) mostram que a maioria (sempre mais que 65%) dos alunos da UEM querem continuar estudando.

As decisões são tomadas em assembleias sem representatividade
Raramente algum curso consegue reunir mais de 10% dos alunos em uma assembleia. Como 10% dos alunos podem decidir se os outros 90% vão ter aulas ou não?

As decisões são tomadas em assembleias sem divulgação
Tentando convocar uma greve em poucos dias, todas as assembleias dos cursos estão tendo divulgações porcas e sem abrangência.

As decisões de alguns cursos são tomadas em assembleias comandadas pela própria Movimente-se
O ideal seria que cada centro acadêmico organizasse a própria assembleia sozinho, com a movimente-se sendo apenas um lado do debate. Se a Movimente-se tem controle da assembleia fica fácil decidir o que vai ser votado e quando.

As assembleias não têm as atas publicadas
Nem a assembleia geral que deu início a essa patuscada nem as assembleia dos cursos tem as atas e os resultados das votações publicados publicamente.

Piquetes são um cerceamento do direito de ir e vir
A Movimente-se parecia se importar muito com o direito de ir e vir quando o que estava em jogo era o preço da passagem de ônibus. Para garantir que os 90% que não participaram da assembleia não possam ir nas aulas alguns cursos estão organizando piquetes.

Os cursos dos centros de tecnologia, biológicas e exatas tiveram assembleias conjuntas
Ao invés de cada curso ter sua própria assembleia, os cursos desses centros tiveram assembleias conjuntas. Em teoria, a decisão valeria para todos os cursos dos centros.

Reacionário de Merda

6 comentários:

  1. Gente, pelamordedels. O que está havendo? Olha:

    "Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

    § 1º - A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

    § 2º - Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei."

    Ou seja, só TRABALHADORES. Não se disse "só trabalhadores", porque isso é óbvio e está implícito. Estudantes não entram em greve porque estudar não é trabalho. Se isso não está claro, veja:

    "Art. 2º Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a EMPREGADOR."

    E mais:

    "Art. 6º São assegurados aos grevistas, dentre outros direitos:

    I - o emprego de MEIOS PACÍFICOS tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve;

    II - a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento.

    § 1º EM NENHUMA HIPÓTESE, os meios adotados por empregados e empregadores poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem.

    § 3º As manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas NÃO PODERÃO impedir o acesso ao trabalho NEM CAUSAR AMEAÇA OU DANO à propriedade ou pessoa."

    Estudante não faz greve, não tem direito de greve e se impedir alguém de estudar incorre numa série de crimes. Estudantes universitários são maiores de dezoito anos e não responderão criminalmente através do ECA, porque não são crianças nem adolescentes. Responderão como adultos, adultos, enfim. Vocês são adultos, com direitos e deveres. Estudar é um exercício de um direito. Impedir isso é crime.

    "Art. 146 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa."

    "Art. 147 - Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave:

    Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa."

    "Art. 148 - Privar alguém de sua liberdade, mediante seqüestro ou cárcere privado: (Vide Lei nº 10.446, de 2002)

    Pena - reclusão, de um a três anos."

    E isso só pra começar.

    ResponderExcluir
  2. "O líder dos alunos, Alex Raval Bertozzi, coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) ainda denunciou que "os professores estão obrigando alunos a fazerem a limpeza de banheiros e salas de aulas"."
    - O diário
    Até parece q professor vai obrigar aluno a limpar a sala...
    E até limparia o banheiro se for pelo bem estar próprio e coletivo... quem quer estudar tem bom - senso
    Mais uma mentira pra se fingirem de coitadinhos e oprimidos...
    São uma piada mesmo.. a alguns dias atrás eles estavam apoiando esses professores , é de se dar risada mesmo.

    ResponderExcluir
  3. A Movimente-se nunca publica meus comentários, e eu só tinha feito perguntas, nem criticava diretamente...

    Está na cara que a greve que eles estão fazendo tem motivações políticas, fora da universidade. Não sei a quem, mas provavelmente a algum partido político que pertence à oposição do governo estadual.

    Se vocês lerem a entrevista ao estudante "José" (e não, eles não conseguiram inventar nome melhor; a próxima vai ser a Maria, e quem sabe teremos a sorte de ler uma entrevista com o Sr. Fullanico de Thal), vão perceber que: 1) a fala da Movimente-se nunca mantém real diálogo, está completamente imersa em si mesma, com a mesma entonação de qualquer propaganda governamental que se vê por aí (petrobrás, todo bom começo tem o professor etc.); II)a personagem João parece um fantoche, ele sai de um estado de dúvida e hesitação para uma aclamação absoluta e incondicional de tudo o que a Movimente-se venha a fazer.

    Quanto aos alunos serem obrigados a limpar a sujeira, pergunte à Movimente-se o nome, o curso. Nomes.

    http://movimenteseuem.blogspot.com.br/2012/09/perguntas-e-respostas-sobre-greve.html

    E - ah -, vale lembrar que só porque a lei não prevê greve dos estudantes, não significa que seja proibida. Mas se numa greve típica, constitucionalmente garantida como direito dos trabalhadores, é vedado aos grevistas organizarem piquetes, danificarem o patrimônio etc., o que dirá no caso dos estudantes.

    E outra coisa. Toda greve DEVE começar com uma tentativa de conciliação. Isso houve? Porque é claro que uma greve acontece porque: a) se tem reivindicações (claras, objetivas e condizentes com a realidade de quem propõe a greve) a fazer; b)se do outro lado, o responsável por atender a essas reivindicações resiste. Existe isso no caso da Movimente-se?

    Porque, afinal de contas, contra quem se está fazendo a greve? Contra os professores? Não é contra os professores, porque eles não poderiam atender às reivindicações dos alunos. Contra... o governo? E que relação mantém o governo com os estudantes? São seus funcionários, seus preciosos pupilos?

    ResponderExcluir
  4. Mas é claro que eles pertencem a partidos políticos! Leia aqui: http://movimenteseuem.blogspot.com.br/p/movimente-se.html. Segundo o texto, parece que a Chapa Bonde do Amor também era.

    ResponderExcluir
  5. E aqui você pode conferir a legislação do DCE: http://movimenteseuem.blogspot.com.br/p/o-que-e-o-dce.html

    "Art. 5º - É vedado ao DCE participar de qualquer atividade que implique em tomada de posições político-partidárias ou religiosas."

    Acho que não estão cumprindo isso faz tempo... O difícil é provar que a greve não passa de uma estratégia política que atende interesses da oposição, e não aos estudantes. Eles querem é iludir os estudantes que é para o seu bem, mas não sabem dizer que bem é esse.

    ResponderExcluir
  6. Só sobre participação política no Brasil, tem um estudo coordenado por um famoso historiador (José Murilo de Carvalho) que fundamenta historicamente essa questão da apatia/afastamento da vida pública.
    Ele fez vários trabalho nesse sentido, segue o link:
    http://www.ifcs.ufrj.br/~ppghis/pdf/carvalho_cidadania_estadania.pdf
    http://www.humanas.ufpr.br/portal/sociologiapolitica/files/2012/02/Cidadania-tipos-e-percursos-Jose-Murilo-de-Carvalho.pdf

    ResponderExcluir