Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Qual é o Papel do DCE?

No começo do ano, o blog estreou com uma frase do tão esquecido estatuto do DCE:

"Art. 5º - É vedado ao DCE participar de qualquer atividade que implique em tomada de posições político-partidárias ou religiosas."

Com certeza o artigo mais ignorado do estatuto, sua violação já é tão rotineira que a mera sugestão que não haja partidos ou grupos políticos envolvidos na gestão geraria risadas tanto entre os membros da Chapa 2 quanto da Chapa 3. De fato, apesar de ser utilizado quase exclusivamente para esse fim hoje, o DCE não foi concebido como um instrumento político, e sim como um órgão de representação dos estudantes.
É claro que isso não impediu que nossa querida chapa Movimente-se apoiasse:

- Movimento Anti-Homofobia
- Marcha das Vadias
- MST
- Não à reforma do código florestal
- Movimento Passe Livre
- Reforma Agrária
- Pare Belo Monte
- Liberdade para Palestina

Algumas coisas listadas certamente contam com o meu apoio (como o Movimento Anti-Homofobia) ou me são indiferentes (como a Marcha das Vadias). A qualidade do movimento político não muda o fato de que ele é um movimento político com pouca relação com os estudantes da UEM.
Essa lista foi feita apenas com os banners do lado direito do blog da Movimente-se. Além disso há uma gama de ações feitas pela chapa que tiveram claramente um objetivo político, como a greve dos estudantes, a invasão da reitoria e a queima dos pneus. O DCE não tem uma sanção dos estudantes para apoiar o que quiser, mas deveria se recolher a sua insignificância e ser apenas um órgão de representação. Na verdade, representar os estudantes foi o que a chapa menos fez nesses dois anos de gestão.

Não que a Chapa 2 não tenha o mesmo problema. Sendo formada principalmente de gente do PCdoB e do PT (esses dois partidos se confundem na minha cabeça), ela também tem seus momentos de pregação política. Antes mesmo de se elegerem, já estão fazendo barulho pelo uso de 100% dos royalties de petróleo na educação (uma ideia absurda, se alguém perguntar eu explico por quê) além das já esperadas críticas ao governo Beto Richa, chegando ao ponto de dizer que o corte de orçamento da UEM chegou aos 70% (!!!!).

Uma chapa ideal seria a que entendesse que os problemas que devem ser resolvidos estão dentro da UEM, não fora dela, e que vencer uma eleição de DCE não dá um cheque em branco para que a chapa apoie o movimento que quiser.

Reacionário de Merda

4 comentários:

  1. hmmmm... agora tá tentando dar uma de neutro.... hmmm... tu é do PC do B, rapá, da katia abreu e do aldo rebelo. joão amazonas se remexe no túmulo.

    ResponderExcluir
  2. Cara, tu escreve muito bem, parabéns.

    "Art. 5º - É vedado ao DCE participar de qualquer atividade que implique em tomada de posições político-partidárias ou religiosas."

    Lindo!

    A atual gestão se esquece de que o papel do DCE é representar o estudante da UEM. TODOS os estudantes da UEM.

    A minha pergunta é: O estudante da UEM é de esquerda? O estudante da UEM apoia
    - Movimento Anti-Homofobia?
    - Marcha das Vadias?
    - MST?
    - Não à reforma do código florestal?
    - Movimento Passe Livre?
    - Reforma Agrária?
    - Pare Belo Monte?
    - Liberdade para Palestina?
    Ninguém nunca me perguntou se eu apoio esses movimentos...
    Acho que está havendo uma grande confusão ai.

    Você escreve bem, gosto dos teus textos brother.

    Não posso dar dados, mas tenho pra mim que pelo menos 90% dos estudantes da UEM não flerta com a esquerda. Aliás, ta aí um bom objeto de pesquisa.

    Um abraço.

    Marcos Costa, coordenador geral ASFV. Chapa 2.

    ResponderExcluir
  3. Daqui a pouco vão fazer ato contra a morte das formigas amarelas da zona 07 por SBP OU RAID. Ou também ato contra os pais que desejam educar os filhos em casa na indonésia.

    ResponderExcluir